• Barra da Tijuca - RJ Estamos perto de você

Dicas

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é
A dica de hoje é muito fácil de fazer e é uma ótima opç
Alergia ou intolerância alimentar? 🤔

.
É bem comum algumas pessoas confundirem os seus sintomas, mas existem diferenças:
.
❌ Alergia alimentar: acontece quando o organismo detecta certas proteínas presentes em alguns alimentos e reage de forma como se fossem “invasores do organismo”.
.
🔻Esse mecanismo de defesa é mediado pelo sistema imune, através de anticorpos, especialmente as IgEs.
.
🔻Na alergia, os principais sintomas são vômitos, náuseas, cólicas abdominais, inchaço no rosto ou na língua e dificuldade para respirar. Algumas pessoas podem apresentar ainda prurido e vermelhidão na pele.
.
🔻Principais alimentos alergênicos: ovo, soja, trigo, leite de vaca, amendoim, peixes e frutos do mar. 🥚🥛🥜🌰🍤🍞🐠🐟
.
.
❌ Intolerância alimentar: ocorre por uma resposta exagerada do organismo, mediante a ausência ou baixa produção de enzimas específicas para a digestão dos alimentos.
.
🔻Não há atuação do sistema imune. Um exemplo comum é a intolerância à lactose (açúcar do leite), por deficiência da enzima lactase.
.
🔻Seus sintomas estão diretamente ligados ao sistema gastrointestinal, causando dor no estômago, má digestão, distensão abdominal, diarreia e excesso de gases.
.
🔻O tratamento de ambas deve ser realizado com acompanhamento médico e nutricional.
.
🔻Exames específicos serão realizados para diferenciar se é alergia ou apenas intolerância alimentar.
.
. ❌Lembrando:
Ambas podem ocorrer de forma inesperada, geralmente após algum evento estressor ou de alteração da microbiota intestinal. 💩
.
.
.
#nutricao #alergia #intolerancialimentar #lactose #lactase #alimentosalergenicos #nutricaoindividualizada #nutricaoeficaz #alimentacaosaudavel #nutricionista #barradatijuca #nutclinica

Quem ama gelatina aí?🙋🏼‍♀️
Que tal uma saladinha refrescante hoje hein? 🥗❤️
Bolo de banana low carb 🍌
Aff que tá muito quente né!? ☀️😬
Vocês sabiam que os alimentos podem interferir no pH do nos

Vamos falar das nossas queridas sementes de chia e linhaça?
Hoje pede um pãozinho de queijo né!?
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento se

.
Pensando desta forma conseguimos através dos alimentos substâncias que podem melhorar as nossas defesas e até mesmo prevenir muitas doenças.
.
Hoje trago pra vocês exemplo de alimentos anti-inflamatórios que estão envolvidos na prevenção da obesidade, doenças cardiovasculares, doenças auto-imunes e até mesmo alguns tipos de câncer.
.
🔸Os alimentos anti-inflamatórios atuam em nosso corpo reduzindo a produção de substâncias que estimulam a inflamação, e alguns deles podem até ajudar a fortalecer nosso sistema de defesa. Vamos conhecer alguns desses alimentos:
.
🔸Mirtilo – Mais conhecida como a fruta da longevidade, apresenta alto teor de antocianinas, auxiliando na melhora do sistema imunológico e também é considerada uma ótima fonte de vitamina C.
.
🔸Alho – É um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos, além de auxiliar no controle do colesterol e melhorar o sistema imunológico. Apresenta na sua composição por exemplo a Alicina, que possui função antibacteriana.
.
🔸Abóbora - Ótima fonte de betacaroteno, substância que ajuda a combater as inflamações da pele e outros tecidos.
.
🔸Nozes e amêndoas - São fontes naturais de ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado que atua no controle dos triglicerídeos, obesidade e diversas doenças inflamatórias.
.
🔸Abacate - É um fruto com muitos benefícios, rico em beta-sitosterol que possui ação antioxidante e age como anti-inflamatório natural.
.
🔸Além desses, existem muitos outros alimentos que tem efeito anti-inflamatório natural. Manter uma alimentação variada é fundamental para prevenir diversos de doenças! 🥗🌰🥜🍇🥑🥦🍋🍏
.
.
.
.
#nutricaoefetiva #nutricaoclinica #nutricaoesportiva #nutclinica #nutricaoesaude #nutricaofuncional #nutrijorgianevilar #nutribarradatijuca #nutrirj #nutricaoeficiente #emagrecimentosaudavel #receitasfit #receitassaudaveis #nutricaoesaude
#nutricaoconsciente #mindfulness #nutricaocomamor #emagrecercomsaude #atividadefisica #saúde #saudecardiovascular #metabolismo #saúde #saudenutricional #lowcarb #fitness #instafood

Final de semana, família reunida, que tal surpreendê-los c
🌸Outubro rosa 🌸

.
Este mês representa uma campanha internacional de conscientização da prevenção do câncer de mama.
.
🌸 O câncer de mama é o tipo mais prevalente no Brasil e também o causador do maior número de mortes entre as mulheres.
.
🌸 Quando se fala em prevenção, a alimentação adequada, a prática de atividade física, manutenção do peso ideal e a realização dos exames preventivos são cruciais.
.
🌸Alguns alimentos têm um grande papel na prevenção desse tipo de tumor, conheça alguns deles:
.
🍒Frutas vermelhas: ricas em antocianinas que melhoram capacidade antioxidante e atuam como componente anticancerígeno.
.
🥦Brócolis – Em sua composição, o elemento chamado sulforano é capaz de eliminar substâncias que podem originar células cancerígenas. Outros vegetais como a couve-flor e o repolho também produzem esse efeito.
.
🐟Peixes – De acordo com um estudo do British Medical Journal (BMJ), comer duas porções de salmão, atum ou sardinha por semana pode ajudar a reduzir o risco de uma mulher ter câncer de mama. Isso acontece porque esses peixes contêm alto teor de Ômega 3 que interfere na proliferação das células cancerígenas.
.
🍉🍇🍈🍊🍏🥑Frutas: Estas contribuem para a prevenção, pois fornecem vitaminas antioxidantes, fibras e auxiliam na manutenção do peso saudável.
Em um estudo publicado na revista Cancer Prevention Research, da Associação Americana para Pesquisa sobre Câncer, mostrou que romãs podem ajudar na prevenção contra o câncer de mama, pois esse fruto inibe a ação da enzima responsável pelo surgimento das células cancerígenas.
.
🌸Além disso, é importante manter uma alimentação balanceada, sem terrorismos e restrições severas, evitando principalmente alimentos gordurosos e industrializados.🍔🥓🍟🥐🍕🥫🥟🍧

Já almoçou? 🍽
Segunda-feira, Dia Internacional da Dieta 😬seguimos firme
Final de semana, sábado à noite e bateu aquela vontade de